Como surgiu a House Music?
Você sabe como surgiu a House Music? Nos últimos anos o House tem evoluído bastante e se mantido no topo das paradas de música eletrônica. Mas você já parou pra refletir sobre a origem desse extraordinário estilo musical? Confira agora na AfterMag!
A House Music surgiu nos clubes underground de Chicago e tem sido um fenômeno musical desde o Rock. Na época, os estilistas não imaginavam que esse som chegaria ao mundo e faria tanto sucesso. Foi o primeiro estilo eletrônico que levou DJs de meros artistas locais para superstars mundiais. O house é visto não apenas como um estilo de música, mas como um estilo de vida que permite que a cultura club se desenvolva e se espalhe pelo mundo.
A disco music tinha atingido seus limites e as pessoas estavam procurando por algo mais cru, provocativo e underground. Naquela época, a América ainda tinha baladas que distinguiam negros e brancos, e é sobre esses alicerces que a house music tem diferentes expressões como The Warehouse, em Chicago, e Paradise Garage, em Nova York.
História – Como surgiu a House Music?
Na época muitos diziam que o House era um estilo ultrapassado e apenas mais um modismo, mas 20 anos depois, os ritmos dançantes da House music ainda estão intactos e aparecem mais vibrantes com o suporte diversas vertentes que dela se origina, como Acid House, Deep House, Progressive House, Tech House, Electro House e muito mais.
A House Music normalmente tem uma faixa de BPM (batidas por minuto) de 118 a 135 e é considerada um estilo uptempo, ou seja, tem uma batida muito rápida apesar de sua presença mais lenta. A batida seca 4/4 é um dos elementos mais comuns, e geralmente as músicas duram cerca de 2 a 4 minutos, apesar de estarem ficando cada vez mais curtas devido ao fenômeno do streaming.
Com o aparecimento das Drums Machine, logo os DJs passaram a produzir suas próprias músicas, e ganharam destaque em uma época em que produzir seus próprios sons era algo luxuoso. Como os discos possuíam um número de faixas limitadas, e na época era difícil procurar pelo som que rodava nas boates por simplesmente não saberem como procurar, os DJs passaram a abusar da criatividade no uso de efeitos, scratchs, mashups…
O estilo é o preferido de diversos DJs que talvez você curta, como David Guetta, Vintage Culture, Alok, Tiesto, Carl Cox, entre outros.
A dança improvisada, em vez de coreografada, enfatiza movimentos rápidos e complexos das pernas combinados com movimentos fluidos do tronco. Os braços não são muito importantes.
Na verdade, a House Music influenciou profundamente todos os gêneros que vieram depois dela. É o estilo mais flexível de música eletrônica que pode ser misturado com outros gêneros.
Pingback: Conheça os ícones Daft Punk - After Mag
Pingback: Mochakk é o 2º DJ Brasileiro a tocar no Cercle - After Mag
Pingback: Conheça EMOTE, jovem DJ em ascensão na cena - After Mag