O que significa PLUR na música eletrônica?

A sigla pode ter virado um lema entre os amantes da música eletrônica, porém muitos desconhecem o seu real significado e história. Mas e então, o que significa PLUR na música eletrônica? Confira conosco aqui na AfterMag!

Paz, Amor, União e Respeito, abreviado para P.L.U.R (do inglês Peace, Love, Unity, Respect) e pode ser interpretado como um dialeto bastante comum entre frequentadores de raves e clubes.

O termo surgiu em 1993, criado pelo DJ Frankie Bones, quando em meio a uma confusão em uma rave, ele pegou o microfone e disse: “Se vocês não começarem a mostrar mais paz, amor, e união, eu vou acabar com vocês.”. O quarto termo foi acrescentado por Laura La Gassa. Desde então, a sigla passou a ser muito comum em clubes noturnos e flyers de eventos underground de trance, que ficaram conhecidos como “Storm Raves”.

DJ Frankie Bones
DJ Frankie Bones

Grande parte desse conceito foi adquirido da cultura hippie (paz e amor), cultura do hip hop (respeito) e absorvido do mundo oriental. Agora você poderá entender o que significa PLUR na música eletrônica.

Paz, Amor, União e Respeito

Paz:

Deixarmos as energias, emoções e conflitos negativos de lado. Ficamos de bem com nós mesmos, e em harmonia com a natureza.

Amor:

Sentimento de carinho, de afeto que sentimos por algo ou alguém. Amar nos leva a desejar e propagar o bem ao próximo. Toda essa energia que jogamos no universo será retribuída para nós mesmos. 

União:

Apesar de tudo, compartilhamos algo em comum que nos une: Somos todos humanos e apaixonados por uma boa música.

Respeito:

Aqui aceitamos as diferenças que temos. Respeito é o básico para uma boa convivência com os demais e podermos todos curtir a festa em harmonia. Precisamos respeitar a cada um, assim como também respeitar e zelar pelo ambiente à nossa volta.

Outras variações menos comuns são: PLURR (com o último R representando Responsabilidade), e PLUM (com o M representando Movimento).

Atualmente, a desinformação por parte do público acerca do tempo vem causando distorções que levam muitas pessoas a adotarem atitudes anti-PLUR, ou seja, aqueles que não são a favor do movimento, e começam a atacar seus fundamentos.

Acreditamos que o público eletrônico é de longe um dos mais unidos do Brasil. Podemos ver muitas amizades surgindo a partir de uma rave, club, festival, etc… Mas nunca devemos nos esquecer de aplicar os conceitos comentados aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *